Como Fazer Para Otimizar Sites?

 Otimizar Sites


Conforme o Marketing Digital avança no Brasil, o mercado de atuação para os profissionais especializados nas suas diversas ramificações fica mais promissor. Um desses braços é a otimização de sites, ou seja, um conjunto de técnicas empregados para que os sites se posicionem melhor nos resultados de buscas (Google, Yahoo!, Bing etc.).
Atraídos pelas inúmeras oportunidades que surgem, muita gente tem se perguntado o que é preciso fazer para ser um profissional de otimização de sites. Quais as competências e habilidades para atuar nessa área?
Você já se perguntou isso ou já pensou em trabalhar com SEO? Veja aqui o que você precisa fazer para seguir esse caminho profissional.

O que é, afinal, otimização de sites?

A otimização é o trabalho de tornar um site e suas inúmeras páginas tecnicamente melhores para que sejam lidos pelos mecanismos de buscas e classificados entre os primeiros resultados para que cheguem até o público-alvo.
A otimização de sites pode ser compreendida a partir de conceitos como SEO, SEM, link building, key words etc. Conheça aqui os principais deles:
SEO ou Search Engine Optimization (otimização dos motores de buscas) é o nome dado a atividade que tenta melhorar a classificação dos motores de buscas. No resultado de mecanismos como o Google, por exemplo, são exibidos links para páginas que ele considera relevantes e autoritárias. 

Em termos simples: SEO refere-se à capacidade que as páginas da web têm de se classificar bem no Google. Portanto, o profissional de SEO está preparado para pensar na engenharia por traz do site para potencializá-lo para o Google (linguagem, visual, conteúdo etc.).

SEO

SEO ou Search Engine Optimization (otimização dos motores de buscas) é o nome dado a atividade que tenta melhorar a classificação dos motores de buscas. No resultado de mecanismos como o Google, por exemplo, são exibidos links para páginas que ele considera relevantes e autoritárias. 

Em termos simples: SEO refere-se à capacidade que as páginas da web têm de se classificar bem no Google. Portanto, o profissional de SEO está preparado para pensar na engenharia por traz do site para potencializá-lo para o Google (linguagem, visual, conteúdo etc.).

SEM

Já SEM é a abreviatura de Search Engine Marketing. SEM é um tipo de marketing na internet associado à pesquisa, apresentação e posicionamento de um site dentro de motores de busca para alcançar a máxima visibilidade e aumentar o tráfego dos sites. 

O termo marketing não está ali por acaso, o SEM abrange também os anúncios — aqueles que colocam determinadas empresas no topo das páginas nos resultados de buscas. Ou seja, além dos fundamentos do SEO, é importante que se conheça o marketing aplicado à otimização de sites.

Link building

Quanto mais uma página é referenciada em outros sites, mais ela ganha relevância para o Google. Se uma grande quantidade de sites inserir links para essa página, ela tende a ser vista como muito importante para os motores de buscas e isso a coloca no topo dos resultados, podendo ser encontrada mais facilmente pelos usuários.
Essa capacidade de conseguir ser referenciado por outros sites é chamada de link building. Ela pode ser conseguida naturalmente, com um conteúdo altamente relevante, ou por meio de técnicas e ações como inscrições em diretórios ou social bookmarkings.

Key words

Também cabe ao profissional de otimização de sites fazer pesquisas de palavras-chave que possam alavancar um conteúdo ou então como as pessoas chegam até determinada página, quais as palavras-chave que elas digitam. Isso é conseguido por meio de ferramentas como o Google Analytics, dentre outras, e exige um certo poder de análise.

Livros

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Conversion, mais de 91% dos profissionais de marketing brasileiros dizem que suas faculdades não os preparam para trabalhar com SEO. Ou seja, a base da formação é basicamente autodidata.
Além de buscar cursos de especialização ou atualização é, portanto, muito importante buscar conhecimento por conta própria, principalmente por meio de livros e artigos de especialistas. A Rock Content preparou um guia para quem é iniciante nesta área.
Veja essa lista de livros:
Otimização para mecanismos de busca — A Bíblia. Escrito por Jerri Iedford, esse livro é recomendado para quem está começando agora, pois nele estão descritos os conceitos e fundamentos do SEO;
Otimização de Sites: Aplicando Técnicas de otimização de sites com uma abordagem prática. Erick Beltrami, o autor, oferece uma abordagem prática, inclusive mostrando sugestões e falando de melhores práticas dessa técnica;
A arte do SEO. O autor desse livro, Eric Enge, já trás uma abordagem bem mais aprofundada. É aconselhável para um estágio em que as pessoas já estejam ambientadas no assunto e é considerado um dos melhores livros sobre o assunto em todo o mundo.
Para concluir, como vimos, existe um conjunto de habilidades que precisam ser desenvolvidas para se trabalhar com otimização de sites. É um caminho que exige fome de conhecimento e pesquisa constante. Uma dica muito legal é você testar o que for aprendendo num site ou blog próprio, assim, você vai praticando e, quem sabe, consegue até montar um portfólio com resultados práticos para mostrar aos recrutadores quando surgirem oportunidades.



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