7 Lições de Como Aumentar Seu Rendimento Através de um Blog



Lição 1: Não importa o quanto você tente converter, se o nicho do seu blog
não for relacionado ao nicho do afiliado vai ser tempo perdido. 

 Obs: Selecione páginas promissoras

Quando passei por esse processo e entendi que o que vale é a ligação entre os
nichos, comecei a ganhar alguns Euros. A primeira empresa a me pagar foi a
Netaffiliation, seguido pela Hostgator, Public Idées, DGMAX Interactive e
Hotmart. Nessa época os valores eram tão baixos que eu conseguia
simplesmente pagar a hospedagem do blog e investir em uma publicidade ou
outra.

O que eu fiz para começar a ganhar dinheiro foi levantar quais
eram as páginas que recebiam mais visitas e que estavam de certa forma 
ligadas ao programa de afiliados que eu queria promover. Dessa forma saberia 
que, trabalhando duro nessas páginas, eu poderia direcionar o leitor para onde 
eu desejasse, facilmente. Então aprendi uma segunda lição preciosa.          

Lição 2: Descubra as páginas que recebem mais visitas e que estejam ligadas 
ao produto que você quer promover. Por exemplo, se 10 de suas páginas falam
de estética feminina e essas páginas recebem boas visitas, selecione-as. Esse
é um assunto que combina com emagrecimento, lipo, maquiagem etc. Tá ai a
oportunidade de selecionar boas campanhas de afiliados ou keywords para
ganhar com AdSense.


Obs: Não distribua links indiscriminadamente


Depois que selecionei essas páginas, notei que o único modo de levar o leitor  
para o site do produto seria incluindo links de afiliados. O problema era que se
o leitor não soubesse do que se tratava o produto, ou serviço, as chances de
cadastro eram próximas a zero. Além disso, ficaria com uma péssima
impressão do blog. Até descobrir isso tive diversos problemas e não convertia
absolutamente nada. Mais abaixo vou falar sobre a diferênça entre os links e
como distribuí-los na página.

Lição 3: Simplesmente colocar links de afiliados nos artigos não adianta. 
Muitas vezes isso faz com que o leitor não volte mais. 

Obs: Construa uma landing page 

Depois que eu aprendi a lição anterior, notei que poderia criar uma página de
apresentação para cada produto, ou campanha, que eu estava promovendo. O
problema é que as landing pages comuns, tão faladas na internet, não
convertem nada em blogs. Não adianta criar uma página com vídeo,
depoimentos, cores estratégicas e tudo mais. Isso somente funciona quando a
intenção do leitor é comprar. Mas no caso de nós, blogueiros, o leitor visita
nosso blog apenas para ler, então temos que ter sutileza.

O fato de ter testado vários formatos de landing page me rendeu um
aprendizado além dos limites. Por isso, preferi criar landing pages em forma de
artigos. Por exemplo, se quero converter para um produto sobre
emagrecimento crio um artigo dando dicas ou falando algo extremamente útil
sobre emagrecimento. Se quero vender um software de controle financeiro crio
um artigo dando dicas ou falando sobre os benefícios desse software. Dessa
forma, além de o leitor conhecer sobre o que está sendo falado ainda poderá
 se decidir por visitar o site do produto ou não.

Lição 4: Crie uma landing page "transparente", que não pareça uma página 
promocional. Simplesmente crie artigos falando sobre o produto que deseja 
vender, mas passando informação útil e ao mesmo tempo persuasiva. 

Obs: Construa uma landing page agregadora 

Depois de criadas algumas landing pages, notei que somente elas não
bastavam para converter bem. Seria necessário alguma página extra para
gerar mais tráfego e assim aumentar a probabilidade de conversão. Dessa
forma, resolvi publicar o que eu chamo de "landing pages agregadoras". Essas 
landing pages nada mais são do que artigos simples e diretos que falam de um 
assunto único envolvendo as landing pages. 

Como eu falei um pouco difícil acima, vou dar um exemplo. Em um dos meus
blogs tenho diversas landing pages para cursos do Hotmart, como Segredos do
Adsense, Segredos da Audiência, Formula de Lançamento etc. Mas algumas
páginas são comuns a todos esses cursos. Nelas são passadas algumas dicas 
de como começar a trabalhar com internet marketing. Dessa forma, dentro dele 
pude incluir diversos comentários onde sugiro os cursos como ótimas opções 
para iniciar. Com isso, além de passar informação útil é possível gerar bastante 
tráfego e ainda vender alguns produtos. 

Lição 5: Crie landing pages agregadoras para gerar tráfego para as landing 
pages normais. Considero essa lição como sendo o motor que mantém os 
ganhos sempre estáveis. 

Obs: Distribua links de maneira inteligente

Mesmo tendo várias landing pages agregadoras gerando tráfego para as
normais, ainda o resultado não era satisfatório. Por isso resolvi estudar o
posicionamento dos links nas landing pages normais, e nos demais artigos. Um 
dos pontos importantes que descobri é que existem locais certos e errados 
para incluir determinados links. Alguns locais são mais visíveis do que outros. 
O primeiro parágrafo é mais importante do que o terceiro. O terceiro é mais 
visivel do que o quinto e assim por diante.        

Parece que nas conversões tudo se resume à probabilidade. "A probabilidade
de o leitor ler", "a probabilidade de o leitor clicar", "a probabilidade de o leitor
compartilhar". Incrivelmente a verdade é que realmente tudo se resume à
probabilidade, quando o assunto é conversão. Embora não exista uma receita 
para converter mais, a idéia deve ser sempre encher o leitor de possibilidades
de conversão. No caso dos links, o que deve ser considerado é o melhor lugar 
significa que qualquer link colocado acima da dobra terá melhores resultados 
do que abaixo. E mais do que isso, quanto mais no topo o link estiver, maior é 
a chance de o leitor clicar.   


Lição 6: Inclua os links acima da dobra sempre que quiser converter melhor.
Isso aumenta a probabilidade de o leitor clicar em seu link.   

Obs:Monitore seus resultados 

Essas 6 lições fizeram com que os ganhos aumentassem rapidamente e de
maneira incrível. Porém, chegou um momento em que os ganhos
estacionaram. Havia uma barreira que não era rompida. Ou seja, os ganhos
não aumentavam e frequentemente caiam um pouco. Foi nesse ponto que
resolvi verificar por que não conseguia romper essa barreira.

 Vez ou outra ouvia falar em monitoramento de links, mas nunca consegui
entender o que isso significava. Não fazia nem idéia do que fazer com as
informações que recebia. Era X cliques vindos de algum lugar, Y conversões

vindas de outro, mas no final isso se resumia em nada (pois não sabia
interpretar). No primeiro ano que mantive meu blog, não fazia nem idéia de que
alguns números poderiam fazer a diferênça entre ganhar mais dinheiro ou
permanecer estacionado. Quando descobri o poder do monitoramento
constante consegui quase dobrar meus ganhos em poucos meses.

Pensando no sentido mais profundo dessa ação, monitorar links significa 
identificar todas as pistas que mostram por onde o visitante está passando até 
chegar à conversão. Falando mais claramente, significa acompanhar todas as 
páginas que o leitor lê, os links em que ele clica e quais páginas, artigos e
anúncios convertem mais. Com base nesses levantamentos é possível tomar
decisões de maneira correta e aumentar os rendimentos.

Se você já acompanhou seus programas de afiliados ou AdSense de maneira
mais profunda, deve ter notado que algumas páginas e artigos servem
simplesmente como "peso morto" para dar volume ao blog. Essas páginas não
recebem muitas visitas, não recebem comentários e muito menos convertem
bem. Certa vez perguntei ao Celso Lemes, do CriarSites.com, se ele achava
que aumentando os artigos ele aumentaria as conversões e ele me fez lembrar
do principio de pareto (20/80) onde apenas 20% dos artigos representam 80%
das comissões.

Lição 7: monitore seus resultados para não estacionar seus ganhos. Como
considero essa uma das lições mais importantes e difíceis, tratei de separar um
capitulo específico sobre como monitorar resultados.



                     MONITORANDO OS RESULTADOS  

Identificar de onde o leitor veio: Para rastrear os resultados e poder melhorar
o direcionamento de visitantes criei links camuflados que identificaram de qual
lugar do site o visitante tinha vindo: será que ele tinha clicado em um link no
artigo, na barra lateral, no topo, no rodapé ou veio de qualquer outro lugar do
site? O usuário veio de um artigo que falava do próprio Segredos do Adsense
ou de um artigo genérico? O link estava acima da dobra ou abaixo da dobra? O
link era genérico (como clique aqui) ou específico (como Segredos do
Adsense)? Com isso eu conseguiria identificar exatamente quais links
funcionavam e quais não faziam diferença.

Levantar as melhores páginas e artigos: Fiz o levantamento de todas as
páginas e artigos que falavam do Segredos do Adsense. Para isso, fui até o
Google Analytics onde fiz o seguinte:

 Filtrei somente as páginas com a palavra "Segredos do Adsense";

 Identifiquei quais eram as páginas que tinham o maior tempo médio,
    maior taxa de rejeição e maior taxa de saída. Dessa forma eu saberia
    qual página mantinha o leitor entretido e ainda o instigava a sair do site
    através de um link externo (link de conversão – link de afiliado).

 Cliquei sobre cada uma delas e descobri qual era o artigo que levava o
    usuário até as páginas de conversão do Segredos do Adsense;

 Otimizei os artigos e consegui levar mais leitores para as páginas de
    conversão.

Obs:De onde o leitor veio 

O Google AdSense e as Redes de Afiliados têm maneiras diferentes de
identificar de onde um determinado clique ou conversão veio. A essência desse
passo é a mesma para qualquer espécie de afiliação, que é criar links que
identifiquem todas as partes possíveis de o leitor clicar. Por exemplo:

 Banner no Topo

 Banner 250 x 250 na Sidebar

 Link na Lateral

 Link no Rodapé

 Link Bonus de 20 Euros

 Link Generico

A grande questão é que sabendo exatamente de onde vem o leitor
poderemos definir uma estratégia para aumentar as conversões nos lugares
mais fracos. Como cada blog tem um público e um foco diferênte, identificando
esses pontos é possível seguir por vários caminhos.

Nesse exemplo muitos leitores clicavam no banner 250x250, mas quando
chegavam na página do afiliado não se cadastravam. Quando descobri isso,
pude direciona-lo antes para uma Landing Page que tratava de convertê-lo.
Esse simples levantamento fez com que as conversões aumentassem cerca de
10%.

Resumindo:

1. Identifique no seu site quais são as possíveis formas de o leitor chegar
    ao site do produto (ou afiliado).

2. Crie um link camuflado para cada forma identificada.

3. Verifique quais links são mais e menos acessados. O Plugin para
    Wordpress GoCodes permite criar links camuflados e verificar a
    quantidade de cliques que cada um recebeu.

4. Vá até o programa de afiliados e identifique, com base em cada link
    criado, quais converteram menos. O Hotmart permite que sejam
    incluídos parâmetros de monitoramento onde é possível rastrear de que
    artigo o usuário veio. Assim, quando acessamos os relatórios podemos
    ver que post converteu menos. Grande parte dos afiliados permite isso,
   inclusive o AdSense.

5. Mude a estratégia dos links que convertem menos para que eles
    melhorem. Por exemplo, direcionando-os para Landing Pages ou
    deixando em destaque.

6. Verifique se o resultado mudou.

7. Repita o processo, caso necessário.



                                             Para saber mais clique no link a baixo



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